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Colunas

Lorena Grinberg

Chefe de Atendimento da Adeccon


Cuidados que o consumidor deve ter durante o carnaval

Publicado em: 10/02/2015

Vai ficar na cidade?

O consumidor folião não deve descuidar da sua saúde e segurança na hora da folia. Ele deve ficar esperto quanto ao local que escolher para fazer suas refeições ao longo dos dias de momo, nem sempre o lugar mais caro é o que tem melhor higiene. É muito importante avaliar as condições e a qualidade do alimento que está sendo vendido para evitar doenças e complicações, do tipo infecção intestinal.

A Adeccon aconselha ainda que os foliões comprem apenas em estabelecimentos regulares e que forneçam nota fiscal, para que possam, quando necessário, reclamar seus direitos no caso de problemas com alimentos ou bebidas alcoólicas.

Segue abaixo algumas dicas básicas e essenciais que o consumidor folião costuma esquecer:

• Levar para os focos de animação apenas os documentos essenciais;
• Evitar levar muito dinheiro e cartões de créditos;
• Fazer uso do protetor solar por conta da exposição prolongada ao sol;
• Também, não custa lembrar que bebida alcoólica e direção não combinam, por isso se beber não dirija;
• Usar preservativos para se proteger das doenças sexualmente transmissíveis;
• Beber muito líquido para não desidratar;
No mais, é só se divertir.

Vai viajar?

Para o consumidor que for viajar durante o carnaval deve estar atento aos seguintes cuidados: deve observar se constam no contrato todas as informações acertadas quando fechado o pacote de viagem (hotel, passeios, passagem aérea, etc), guardar toda a documentação necessária (contrato datado e assinado, comprovantes de pagamento, folhetos, informativos publicitários), bem como as condições de cancelamento. Esses cuidados valem tanto para compras efetuadas através de agências de viagens quanto em compras pela internet.

Para aqueles que vão curtir o carnaval em camarote ou adquiriram abadás, devem observar se o que foi ofertado de fato corresponde à realidade (comidas e bebidas incluídas, shows, vestimentas, etc), do contrário, o consumidor pode e deve reclamar do descumprimento da oferta. Assim como no primeiro caso, é imprescindível que o consumidor guarde todo e qualquer material relacionado ao serviço que contratou, para que possa ser ressarcido dos eventuais prejuízos sofridos.

Lembrando que o consumidor está protegido e tutelado pelo Código de Defesa do Consumidor, o que dá o direito de reclamar no caso de problemas com a prestação do serviço.

Se tiverem qualquer dificuldade, dúvida ou se eventualmente sofrerem algum dano, procurem a ADECCON, a partir da quinta-feira, para serem devidamente orientados.


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