Banner Topo

Página inicial Home

Área do Associado            

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Colunas

Lorena Grinberg

Chefe de Atendimento da Adeccon


No dia das Mães é preciso procurar os presentes com cautela

Publicado em: 05/05/2015

A poucos dias de uma das datas mais esperada do ano para os lojistas – O Dia das Mães – é preciso procurar os presentes com cautela, especialmente em tempos de crise e com a inflação em alta. O consumidor deve estar atento a real necessidade de sua mãe e da situação de seu orçamento para não se endividar.

É importante ficar alerta e tomar os seguintes cuidados: pesquisar os preços com calma, verificar a qualidade dos produtos, caso o produto de interesse esteja em promoção observar se o lojista está vendendo o produto pelo preço divulgado em oferta publicitária.

O consumidor deve exigir a nota fiscal do estabelecimento comercial, pois é o documento hábil a comprovar a compra ou serviço realizado, bem como confere ao consumidor a possibilidade de reclamar seus direitos, caso o produto ou serviço apresente algum vício. O não fornecimento da nota fiscal implica em crime de sonegação fiscal.

A troca é uma liberalidade da loja, sendo assim, o lojista não é obrigado a trocar um produto que não possui vício. Se o consumidor comprar um produto e tiver interesse que este produto possa ser trocado (por exemplo: não servir, não gostar da cor, tamanho, etc.), deve questionar à loja, se há a possibilidade de troca e quais os requisitos.

Na compra de eletrodomésticos ou eletroeletrônicos não se esquecer de perguntar qual a garantia, pedir o certificado e testar o produto no momento da aquisição.

Atenção especial para as compras realizadas pela internet, nessa circunstância o consumidor deve verificar a idoneidade da empresa junto aos órgãos de defesa do consumidor, se possui CNPJ, endereço e telefone para contato. Procurar salvar ou imprimir as páginas do site, oferta e características do produto que está adquirindo, página do pedido, prazo de entrega, etc.

Saiba que ao adquirir um produto pela internet (ou por telefone, catálogos, etc.), o consumidor tem o direito de se arrepender da compra e pode pedir o seu cancelamento, bem como a devolução dos valores eventualmente pagos, devidamente corrigidos monetariamente. É o chamado direito de arrependimento, que tem de ser exercido no prazo de 07 (sete) dias, contados da celebração do contrato, ou da chegada da mercadoria.


Confira abaixo outros textos deste colunista

» Cobrança de cheque caução é crime

» Cuidados que o consumidor deve ter durante o carnaval

» CUIDADOS NA AQUISIÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR

» CONSUMIDOR FIQUE ATENTO A NOVA PROPOSTA DAS CONDIÇÕES GERAIS DE TRANSPORTE AÉREO

» CUIDADOS COM AS COMPRAS COLETIVAS

FNECDC

Linha Grossa

Tarja Coluna

Linha Fina

Lorena Grinberg
CUIDADOS COM AS COMPRAS COLETIVAS


Linha Grossa

Tarja Coluna

Linha Fina

José Carlos Barbosa
Sem o videogame, mas com a alma lavada


Linha Grossa

TV ADECCON

DIREITO DO CONSUMIDOR INADIMPLENTE

Linha Grossa

NEWSLETTER

Preencha os campos abaixo para ficar sempre informado sobre nossas novidades.

Nome:

E-mail:

Linha Grossa

Tarja Coluna

Você já foi vítima de cobrança abusiva pelas operadoras de telefonia celular?

Sim

Não

Rua do Riachuelo, 105 - Sala: 219 - Ed. Círculo Católico - Boa Vista, Recife-PE | Fone: (81) 3222.6066 / 3034.6056
Copyright © 2006 - ADECCON. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Artini Lemos