Banner Topo

Página inicial Home

Área do Associado            

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

‘Oferta imperdível’ pode ser armadilha na hora da compra

Publicado em: Quarta, 26 de Julho de 2017

Associação chama atenção para fraudes em campanhas patrocinadas nas redes sociais

Foto: Reprodução/InternetAs “timelines” das redes sociais estão cada vez mais cheias de anúncios. Com isso, aumentou a frequência de pessoas que são atraídas por preços e condições “imperdíveis”, que prometem o produto desejado até mesmo pela metade do preço ou menos. Esse tipo de oferta acaba fazendo com que muitos consumidores sejam vítimas de fraudes. Por isso, é preciso estar atento na hora de fazer compras on-line, já que sites falsos podem gerar problemas para os consumidores quando, na hora da compra, solicitam dados pessoais, tais como número de CPF, endereço, e-mail, entre outros. Para orientar o consumidor, a Proteste separou algumas dicas para melhor aproveitar as ofertas na internet, sem cair nos golpes.

O primeiro passo é verificar a autenticidade do anúncio. É aconselhável procurar a campanha no site ou perfil oficial da loja, buscando pelo produto e vendo se existe de fato alguma promoção referente a ele. Ao clicar no anúncio, o consumidor deve ficar atento às diferenças na página falsa: quando há na barra de navegação a mensagem “não seguro”, o endereço do site não inicia com o nome da loja virtual e o link não traz https://, provavelmente é uma fraude. Observar essas ferramentas pode garantir uma boa compra.

Em geral, o pagamento de produtos e serviços fraudulentos devem ser realizado somente via boleto bancário e não há a opção de pagamento pelo cartão de crédito. Esse documento pode trazer informações verídicas da loja virtual, mas, ao analisar o código de barras no banco, pode se tratar de outra empresa. Se isso acontecer, não se deve realizar a compra. Vale lembrar que, no cartão de crédito, a pessoa pode pedir estorno do valor pago caso detecte uma fraude.

A Proteste ressalta, no entanto, que algumas promoções patrocinadas podem ser interessantes e verdadeiras, mas é essencial que o consumidor fique atento. Caso se depare com algum site fraudulento, o consumidor deve proceder da seguinte forma para denunciá-lo: clique no nome da página; ao entrar, aperte em “...”, que fica ao lado de “compartilhar”; e, em seguida, em “denunciar a página” e “isto é uma fraude”.

Quando se trata de rede social, é possível identificar algumas fraudes ao olhar os comentários no post. Alguns usuários já avisam que se trata de golpe ainda que, infelizmente, tenham caído nele. Outra dica é verificar em sites de reclamação ou fazer uma busca sobre o nome da empresa associado ao produto ofertado. Outra forma simples de se proteger é conferir o antivírus – ao clicar no anúncio, você já pode ser infectado por um malware. Por isso, mantenha-o atualizado.

Fonte: O Globo


Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet



           

Enviar para um amigo

Seu nome:

Seu E-mail:


Nome do amigo:

E-mail do amigo:

FNECDC

Linha Grossa

Tarja Coluna

Linha Fina

Lorena Grinberg
CUIDADOS COM AS COMPRAS COLETIVAS


Linha Grossa

Tarja Coluna

Linha Fina

José Carlos Barbosa
Sem o videogame, mas com a alma lavada


Linha Grossa

TV ADECCON

DIREITO DO CONSUMIDOR INADIMPLENTE

Linha Grossa

NEWSLETTER

Preencha os campos abaixo para ficar sempre informado sobre nossas novidades.

Nome:

E-mail:

Linha Grossa

Tarja Coluna

Você já foi vítima de cobrança abusiva pelas operadoras de telefonia celular?

Sim

Não

Rua do Riachuelo, 105 - Sala: 219 - Ed. Círculo Católico - Boa Vista, Recife-PE | Fone: (81) 3222.6066 / 3034.6056
Copyright © 2006 - ADECCON. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Artini Lemos